Existem muitas dúvidas a respeito da carta de crédito em um consórcio. Como um compromisso de garantir a transparência com nossos clientes e leitores, nada mais justo do que responder a todas! Assim, além de ficar informado sobre o assunto, você saberá o que fazer ou como dar os próximos passos em seu consórcio.
Será que a carta de crédito pode ser trocada por dinheiro? O que é esse documento e como ele funciona? Vamos falar tudo sobre isso!
Se está pensando em aderir a um consórcio e quer tirar as dúvidas sobre a carta contemplada, este artigo é para você! Confira!
O que é e como funciona a carta de crédito do consórcio?
O consórcio é uma modalidade de compra programada, que consiste na formação de grupo de pessoas que desejam adquirir o mesmo bem aquisitivo, como um carro. Ao entrar em um consórcio, as pessoas têm um só objetivo: conquistar a carta de crédito, uma declaração que viabiliza a compra do bem desejado.
Este documento pode ser entregue por meio de sorteio, o método mais comum, lance, quando o participante oferta valores maiores que suas parcelas, ou, em último caso, ao final do consórcio.
Se deseja conquistar um carro da Nissan, por exemplo, você deve entrar em um grupo que disponibiliza o valor desse veículo. Basta contatar a administradora, encontrar o plano ideal para você e assinar o contrato de adesão: pronto, já está participando!
A carta de crédito funciona como um crédito à vista. Ou seja, quando o participante do consórcio é contemplado, ele recebe a declaração da administradora e procura uma concessionária. Lá, ele entrega o documento e escolhe o veículo que deseja, considerando cores, ano, modelo e condições.
Com a carta de crédito em mãos, o consorciado pode negociar o valor do automóvel, já que terá esse poder de barganha, bem como optar por um veículo zero ou seminovo. Em todos os casos, o consorciado tem liberdade e autonomia para escolher o veículo que mais combina com seu estilo de vida.
É justo e necessário ressaltar, para fins de esclarecimento, que a carta de crédito não se trata de dinheiro, e sim de um documento que viabiliza a compra do bem! Ou seja, não será possível transformar essa declaração em espécie.
Sou obrigado a usar todo o valor da carta de crédito?
A resposta é: não! Você não é obrigado a usar todo o valor da carta de crédito justamente porque, com ela, você tem o poder de barganha em mãos.
Suponha, por exemplo, que você consiga negociar um valor abaixo do esperado: a carta de crédito é de R$ 200.000,00, mas você usou somente R$ 180.000,00. O valor restante da carta de crédito pode ser usado em outros pagamentos, como transferência de veículo, IPVA etc.
Para isso, basta entrar em contato com a administração do consórcio, contar sobre o valor restante e acertar tudo o que for necessário. É provável, inclusive, que essas condições estejam em contrato, por isso é importante ler atentamente todas as cláusulas.
Como receber a carta de crédito?
Existem, na prática, três meios para receber a carta contemplada. Abaixo, listamos cada um deles:
Sorteio: o mais comum de acontecer é o primeiro da lista. Normalmente, os participantes são contemplados mensalmente, durante as assembleias, de forma aleatória e imparcial. Cada membro possui um número, conhecido como cota, junto à loteria federal acontecem os sorteios que contemplam os números sorteados;
Lance: o segundo método é o lance. Existem diversos tipos de lance no consórcio, lance livre, lance fixo e lance embutido. Com eles, é possível pensar em uma estratégia e ofertar valores maiores que as parcelas mensais, acelerando a contemplação;
Final do contrato: pouco comum de acontecer, mas, em alguns casos, quando os participantes não são contemplados durante os sorteios ou por meio de lances, eles recebem suas cartas ao final do prazo estipulado em contrato. Ou seja, de um jeito ou de outro, você ganha!
Algumas pessoas optam por comprar cartas de crédito contempladas. O Consórcio Nissan não recomenda essa prática, visto que golpistas tentam vender cotas falsas.
Se quer conquistar a sua carta de crédito, o ideal é fazer isso da forma mais indicada, aderindo ao consórcio.
Qual é o prazo para o consórcio disponibilizar a carta de crédito?
O prazo é de três dias úteis após a contemplação por sorteio ou lance. Mas, antes disso, a administradora fará uma validação, apurando se todas as parcelas estão em dia ou se o participante está inadimplente.
Caso não haja oposições, ela autorizará o uso da carta contemplada. Do contrário, o participante não terá acesso ao beneficiário até que sua inadimplência seja resolvida.
Conquiste sua carta de crédito com o Consórcio Nissan!
O Consórcio Nissan é um dos consórcios mais renomado, transparente e seguro do país. Além da possibilidade de sorteio e lance, o consorciado tem o benefício do programa Troca de Chaves. O Troca de Chaves consiste em ofertar o seu veículo atual como lance, considerando o valor avaliado por uma concessionária, o que acelera as suas chances de contemplação.
Para quem deseja conquistar um carro 0 km e não tem condições de investir no momento, o consórcio pode ajudar. Trata-se de uma modalidade de compra programada em que, ao final do prazo estipulado, todos os participantes terão a carta de crédito em mãos para comprar o tão sonhado veículo.
Entre em contato agora mesmo com o Consórcio Nissan e adquira sua carta de crédito em poucos meses!